segunda-feira, 26 de março de 2012

Espaço Alimentação Viva, Sítio do Arvoredo, Viamão/RS

 Espaço Alimentação Viva foi pensado para ser uma grande área de estar e aprendizado onde serão realizadas as refeições e oficinas sobre nutrição no Sítio do Arvoredo, local de encontro na área rural da Comunidade do Arvoredo, de Porto Alegre.

Junto com o mapa da permacultura, realizado pelo geólogo Mateus e pela permacultora Lívia, ambos moradores da comunidade, pensamos a edificação próxima do local onde serão realizadas as atividades culturais, de cura ou educativas.

Pensamos em espaços amplos e com muita interação com o meio exterior, pesando a questão do frio e chuvas do inverno. Imaginamos também um local de sesta com redes de deitar e acesso interno para o telhado verde, tendo-o como um jardim.  






Restaurante Sabor da Colônia, Aceguá/RS - Interiores

Com o início das obras do Restaurante Sabor da Colônia, iniciamos o projeto de interiores. Buscamos um ambiente aconchegante e alegre, para que o cliente tivesse uma boa recepção e permanência no local.

Planejamos luzes próximas às mesas, dando uma impressão mais intimista.
Buscamos trazer elementos que remetem à cultura local e ao tipo de cozinha oferecida.










Aluna Ouvinte no Norie-UFRGS

A sócia Daniele Nogueira iniciou agora em março como aluna ouvinte no Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE) da UFRGS. Este grupo constitui-se em um núcleo de pesquisa na área de construção civil, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e ao Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizada em Porto Alegre - RS.

É uma grande oportunidade de revisitar conhecimentos com grande respaldo por parte de mestres e doutores e trazer novos contatos para nossa rede!

Parabéns Dani!

Mãos na Terra - projeto de capacitação profissional

Estamos desenvolvendo um projeto de capacitação de mão de obra em construções de baixo impacto. Este projeto visa difundir práticas sustentáveis na área da construção civil para a comunidade que vive entorno da Escola E. E. F. Coronel Frederico Linck.

Teremos aulas teóricas e outras práticas, que serão realizadas na própria escola com o intuito de contribuir na qualificação do espaço e que estes instrumentos sirvam, também, como ferramenta de ensino para os alunos.

A viabilização está sendo buscada através da 12ª CRE, AMA, AVESOL e comunidade de Guaíba.










sábado, 24 de março de 2012

CEDIN Jardim do Castelo

Este sonho entrou na caminhada da SendaViva, antes mesmo de ela existir. Quando a Raquel fez o curso Design em Sustentabilidade em 2010, da Educação Gaia, conheceu o Juca que fazia uma enorme propaganda (no bom sentido) do trabalho que o Instituto Caminho do Meio realizava junto da comunidade do Jardim do Castelo.

Eles ajudaram a comunidade a ter a posse do terreno, pois era uma ocupação irregular de 20 anos. Hoje o Jardim do Castelo, tornou-se um bairro de Viamão. Lá acontece também a Casa da Sopa, onde já realizamos a construção de um fogão de barro junto com o permacultor Orlando Rivero, que a moradora Dionízia mantêm com doações e muito amor.

E o grande sonho dos moradores, depois da instalação completa, era a Escola. E o Instituto mais uma vez iniciou a sonhar junto com a comunidade esta nova realidade. Algumas moradoras do bairro fizeram formação para professoras junto aos professores da Escola Caminho do Meio.

Após essas movimentações a SendaViva entra junto para somar forças e materializar o que seria a nova escola. Junto com a Arquiteta Luisa Levandowski, iniciamos o projeto. Depois da partida de Luisa, assumimos a construção. Esse foi nosso 3º projeto!

Buscamos sempre trabalhar com questões lúdicas no projeto, buscando a melhor iluminação e ventilação para as salas de aula. O grande declive foi um grande desafio, porém a acessibilidade universal foi a nossa maior estratégia.

Trouxemos também práticas de sustentabilidade como o telhado verde, recolhimento e aproveitamento das águas da chuva e residuais, tratamento de efluentes, jardins produtivos, brises verdes, etc.

Agora em Abril de 2012 o Centro de Desenvolvimento Jardim do Castelo começa as suas atividades com 30 crianças! No decorrer da sua existentência vai atender até 150 crianças, com a costrução dos dois prédios que faltam.

Que as crianças e todas as pessoas desta localidade apropriem-se das tecnicas que estamos utilizando e no futuro teremos muitas outras construções sustentáveis em Viamão!!






PIPAS CEDIN Jardim do Castelo

Iniciamos no dia 18 de março a oficina de plantio do telhado verde, no Centro de Desenvolvimento Infantil Jardim do Castelo, no bairro de mesmo nome, em Viamão/ RS.

Contamos com a participação das mães dos futuros alunos, crianças do bairro e também uma turma de NH, do Sítio Lewa Esperança da querida Leoni. Conhecemos um pouco o trabalho do movimento Roessler (http://roessler.org.br/).

No dia 3 de abril de 2012 teremos a inauguração do CEDIN! Parabéns a todos os envolvidos neste sonho realizado!!









PIPAS E.E.E.F Coronel Frederico Linck

Desde o mês de abril de 2011 estamos acompanhando a Escola Estadual de Ensino Fundamental Cel. Frederico Link, na cidade de Guaíba/RS.

A proposta da escola é de revitalizar o espaço aberto da escola, afim de atrair novamente os alunos que evadem a escola há alguns anos.
A escola fica no centro da cidade e tem uma localização privilegiada. Quando conhecemos a escola constatamos muitos problemas, comuns a muitas escolas públicas: abandono, depredação, área pavimentanda sem qualdidade, poucos equipamentos infantil, etc.
Mas também reconhecemos que com muito pouco e um auxílio da comunidade escolar, podíamos melhorar a pracinha, implantar uma horta, recolher água da chuva, fazer um novo refeitório, sala aberta, enfim... muitas possibilidades.
Existe um projeto para construção de um muro de concreto para dar maior segurança as crianças. Está em fase de execução. Agora o ano começa e estamos vendo alternativas para o início do projeto, realmente.
Temos a possibilidade de entrar com o PIPAS e também com um projeto de capacitação da comunidade local, o Mãos na Terra.













Programa de Implementação de Práticas Sustentáveis - PIPAS

Através de uma demanda de interessados a SendaViva iniciou um projeto para implementar práticas sustentáveis em escolas. A sustentabilidade está tornando-se uma prerrogativa básica para qualquer atividade humana.

A comunidade como um todo está cobrando ações das principais empresas de quem utiliza seus serviços. E isto não seria diferente com as instituições escolares. Além disso, é também uma necessidade urgente que adaptemos nosso modo de vida e de interação com o ambiente, para continuarmos existindo enquanto espécie.

Por isso entendemos, enquanto arquitetas e focadas na sustentabilidade, que podemos realizar um trabalho muito importante de conscientização começando pela base da sociedade, as crianças. Quando estas vivenciam espaços de contato com a natureza e entendem processos que envolvem nossa sobrevivência, elas passam a ver o fututo e seus movimentos de forma mais ampla.

Estamos iniciando por modificações no espaço escolar e que possam contribuir para a inserção dos conteúdos de sala de aula e tornar mais dinâmica a questão pedagógica. Com a adesão da comunidade escolar, muitos outros processos podem ser inseridos, como a economia justa, a comunicação não violenta, uma rede de trocas, enfim, muitas das iniciativas que irão tornar o local realmente sustentável.