Através de uma demanda de interessados a SendaViva iniciou um projeto para implementar práticas sustentáveis em escolas. A sustentabilidade está tornando-se uma prerrogativa básica para qualquer atividade humana.
A comunidade como um todo está cobrando ações das principais empresas de quem utiliza seus serviços. E isto não seria diferente com as instituições escolares. Além disso, é também uma necessidade urgente que adaptemos nosso modo de vida e de interação com o ambiente, para continuarmos existindo enquanto espécie.
Por isso entendemos, enquanto arquitetas e focadas na sustentabilidade, que podemos realizar um trabalho muito importante de conscientização começando pela base da sociedade, as crianças. Quando estas vivenciam espaços de contato com a natureza e entendem processos que envolvem nossa sobrevivência, elas passam a ver o fututo e seus movimentos de forma mais ampla.
Estamos iniciando por modificações no espaço escolar e que possam contribuir para a inserção dos conteúdos de sala de aula e tornar mais dinâmica a questão pedagógica. Com a adesão da comunidade escolar, muitos outros processos podem ser inseridos, como a economia justa, a comunicação não violenta, uma rede de trocas, enfim, muitas das iniciativas que irão tornar o local realmente sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário