Este sonho entrou na caminhada da SendaViva, antes mesmo de ela existir. Quando a Raquel fez o curso Design em Sustentabilidade em 2010, da Educação Gaia, conheceu o Juca que fazia uma enorme propaganda (no bom sentido) do trabalho que o Instituto Caminho do Meio realizava junto da comunidade do Jardim do Castelo.
Eles ajudaram a comunidade a ter a posse do terreno, pois era uma ocupação irregular de 20 anos. Hoje o Jardim do Castelo, tornou-se um bairro de Viamão. Lá acontece também a Casa da Sopa, onde já realizamos a construção de um fogão de barro junto com o permacultor Orlando Rivero, que a moradora Dionízia mantêm com doações e muito amor.
E o grande sonho dos moradores, depois da instalação completa, era a Escola. E o Instituto mais uma vez iniciou a sonhar junto com a comunidade esta nova realidade. Algumas moradoras do bairro fizeram formação para professoras junto aos professores da Escola Caminho do Meio.
Após essas movimentações a SendaViva entra junto para somar forças e materializar o que seria a nova escola. Junto com a Arquiteta Luisa Levandowski, iniciamos o projeto. Depois da partida de Luisa, assumimos a construção. Esse foi nosso 3º projeto!
Buscamos sempre trabalhar com questões lúdicas no projeto, buscando a melhor iluminação e ventilação para as salas de aula. O grande declive foi um grande desafio, porém a acessibilidade universal foi a nossa maior estratégia.
Trouxemos também práticas de sustentabilidade como o telhado verde, recolhimento e aproveitamento das águas da chuva e residuais, tratamento de efluentes, jardins produtivos, brises verdes, etc.
Agora em Abril de 2012 o Centro de Desenvolvimento Jardim do Castelo começa as suas atividades com 30 crianças! No decorrer da sua existentência vai atender até 150 crianças, com a costrução dos dois prédios que faltam.
Que as crianças e todas as pessoas desta localidade apropriem-se das tecnicas que estamos utilizando e no futuro teremos muitas outras construções sustentáveis em Viamão!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário